04/06/2012

Egocentrismo!!!


Certos seres humanos precisam com urgência reaprender o significado de certas palavras como bom senso e educação nos relacionamentos interpessoais. Desde criança algumas mães ensinam que é falta de educação entrar na conversa de adultos, mas quando ela cresce, se acha no direito de invadir e interromper as conversas. Será que é porque já se tornou adulta também? Ou esqueceu a educação que sua mãe provavelmente deu? Talvez se  julgue mais importante que a outra pessoa que esta falando, que seu assunto é mais urgente ou mais relevante que o do outro.

Eu aprendi desde criança que deveria esperar o outro terminar o assunto para eu entrar na conversa, ou pedir educadamente por licença, mas hoje presenciei uma situação tão horrível que me senti mal, fiquei envergonhada de ver como alguns seres se consideram acima de todos. Pessoas que se acham tão mais importantes que todos ao seu redor que exalam um forte fedor de egoísmo, tudo na vida dela é mais importante, é mais urgente, é mais relevante é melhor ou de maior gravidade.

Uma doença para ela é única, rara, estagio adiantado, perigoso, é sempre mais importante que a dor alheia, uma simples dor de cabeça impressiona pelo teatro apresentado, como se fosse um grande tumor em fase final, que todos ao redor têm obrigação de lhe prestar atenção, de ouvir as centenas de vezes que ela reclama, dias, semanas, meses e anos se passam e essa pessoa não se dá conta de sua situação.

É triste e doloroso ver como esse mundo se enche de seres exigindo atenção pelos males que “acham” ou “inventam” que possuem, seres cheios de egoísmos, de maldade, vazios de si mesmo, pois já foram totalmente ocupados pelos “problemas” que voam ao seu redor feito moscas sobre carne podre. Sequer conseguem ouvir o que você lhes fala, pois estão tão atentos ao seu próprio mundo que nada mais importa além de si e suas dores.

Tristes relacionamentos que elas atraem.  Pessoas que são obrigadas a conviver sofrem e se tornam iguais na busca de um pouco de sua atenção, mas assim que conseguem uma migalha logo são deixadas de lado e totalmente desprezadas por algo muito pior, seja uma nova doença, um novo problema indissolúvel ou uma mera fantasia que alguém está falando de si. E lá vai ela começar sua caminhada dolorosa de novo. Adoecendo e incomodando aqueles com quem convive no trabalho, na casa, na rua, na família, etc.

Quando presencio uma cena como a que vi hoje, me calo. Às vezes me revolto, mas me concentro em mim mesma e reflito, será que eu faço isso e quantas vezes já fiz? Reflito em mim para corrigir onde estiver meu erro, até mesmo no julgar, mas observo com tristeza o quanto os seres humanos se afastam de Deus e das coisas boas, dos ensinamentos espirituais, esotéricos, ensinamentos dos pais e como isso afeta a vida de muitas pessoas a nosso redor.

Ninguém tem o direito de cortar a conversa entre duas ou mais pessoas. O respeito é algo mágico, maravilhoso, a educação nos dá brilho, muda as cores de nossa aura, nos torna respeitáveis. Nos torna dignos. Uma pessoa que sabe esperar seu momento para entrar numa conversa é alguém raro hoje em dia. Mas o mundo acostumou ao fedor do egoísmo que isso não importa mais. Todos falam ao mesmo tempo, e pior, quando não gritam para serem ouvidos, todos querem ser a cocada preta da Bahia.

Os valores estão completamente invertidos e hoje quem grita mais é melhor, quem espera sua vez é trouxa, quem esta errado é o certo, o certo virou errado, o bajulador é bom, o sincero é mal educado. Se te batem nas costas é amigo se te falam sério é fingido, hoje ser sincero é um erro, o mundo se acostumou tanto com a mentira  e comportamentos agressivos e falsos que quem for diferente é suspeito.

 Enfim, como conviver com inversão de valores? Como se relacionar bem sem ser igual? Como se fazer presente sem precisar gritar? Como se impor e impor suas idéias sem ofender? Sem distorcerem o que você fala ou escreve? Já que o a maioria prefere o fedor do egocentrismo? Pois o que interpretam, o fazem pelos seus próprios valores invertidos, ou seja, não importa o quanto você seja sincero, honesto, correto se o os olhos que observam e julgam são purulentos. 


Márcia Raphael - 04/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário